NOSSA HISTÓRIA

Festival Latinidades, 18 anos de relevância, construção de legados e futuros

Criado em 2008, o Festival Latinidades é o maior festival de mulheres negras da América Latina. Ao longo de quase duas décadas, reunimos milhares de pessoas para celebrar as potências e contribuições das mulheres negras a partir de uma curadoria única.

Desde sua criação, Latinidades vem influenciando a cena e a produção cultural. Ao nascer como o primeiro festival dedicado às mulheres negras no país, inovou ao colocar no centro da programação temas urgentes como racismo, sexismo, justiça social, ancestralidade e equidade.

Mais do que ocupar palcos, Latinidades redefine e alonga os horizontes possíveis para um festival cultural afrocentrado, construindo um ecossistema onde a cultura é ferramenta de transformação social, e onde as mulheres negras são protagonistas em todos os campos de arte, cultura e saberes.

Latinidades equilibra a cadeia produtiva ao dar visibilidade e gerar renda para artistas, ativistas, intelectuais, mestras populares e profissionais que historicamente estiveram à margem da cena cultural. Seu impacto é visível: ajudou a consolidar o 25 de julho como marco da luta das mulheres negras no Brasil, influenciou políticas públicas e abriu caminhos para novas linguagens, estéticas e formatos no setor cultural.

Tudo isso com uma assinatura única:

programação multilinguagem,

inovação estética, compromisso social

e curadoria de excelência.

Aqui, mulheres negras não apenas resistem: lideram, criam e transformam.

NOSSA CAMINHADA

EM BREVE…